História

Todos os direitos reservados
Colégio Maria Tereza
Fone: 81-2332-4525

Colégio Maria Tereza - Nossa História

2020

São 8 décadas de amor e compromisso com a educação. Venha fazer parte desta história!

Saiba mais

2020

Décadas de compromisso com a educação, transformando vidas.

Sala de aula – Admissão

O Curso Primário é então organizado com 33 crianças. O Ensino Fundamental (primário na época) começou a funcionar. Nesse período o Centro Social São José mantinha os cursos de Educação Fundamental (1º ao 5º ano) e Admissão.

Fachada da segunda casa

A obra era de Deus…, manteve-se firme e cresceu agora com o nome CENTRO SOCIAL SÃO JOSÉ.

Educação Infantil

Oito anos funcionam, na palhoça amiga: aulas de catecismo, bordados, costuras para moças pobres. O mocambo era insuficiente para o número de alunas. Ficavam à sombra das árvores… Muitas vezes, sob a chuva repentina, corria a criançada, corria a abrigar-se. Os sofrimentos e dificuldades são o alicerce mais firme das grandes Obras. Desapareceu a casa de palha… A nova casa enche-se de crianças. É o Centro Social São José.

Celebração Eucarística

Como outrora sobre as palhas de Belém… Jesus repousa sob as palhas de Boa Viagem…

Missõess

O grão de mostarda… Fundação 23 de setembro de 1940. Alvas cometas, sob um mocambo, abrigam suas asas os queridos Pobres, para levá-los a Deus! …

1940

Casa de Palha

Tudo começou assim… A semente foi lançada e regada pelas graças de Deus. Á sombra de um cajueiro, as Filhas da Caridade começavam um trabalho de catequese com as crianças pobres do bairro e, como a obra é de Deus, não faltou a graça divina, para que a semente lançada produzisse frutos abundantes. Com o tempo, conseguiram levantar um casebre de palha, onde as crianças, além da catequese, aprendiam trabalhos manuais e eram alfabetizadas. Um casebre de palha, muito precário, muita pobreza – uma favela. Sem nenhuma pretensão de grandes obras uma Filha da Caridade buscou evangelizar o POBRE MAIS CARENTE, o mais necessitado… descobriu a miséria material e espiritual do seu tempo… no Pobre da Estrada da Boa Viagem.

São Vicente de Paulo

Vicente de Paulo nasceu em Pouy, perto da cidade de Dax, no sul da França, aos 24 de abril de 1581; foi batizado no mesmo dia de seu nascimento. Era o terceiro filho do casal João de Paulo (Jean de Paul) e Bertranda de Moras (Bertrande de Moras). Seus pais eram agricultores e muito religiosos. Todos os seis filhos receberam o ensino religioso de sua mãe.
Seus dois irmãos mais velhos ajudavam os pais na lavoura e Vicente cuidava de ovelhas e de porcos. Desde pequeno, demonstrava muita inteligência e grande religiosidade. Em frente à sua casa, em um pé de carvalho, havia um buraco; ele colocou lá uma pequena imagem da Santíssima Virgem, a quem diariamente ajoelhava e fazia uma oração. Diariamente conduzia os animais para melhores pastagens, onde ficava a vigiá-los. Aos domingos ia à aldeia, com seus pais, para assistir à missa e frequentar o catecismo.

Leia mais, clique aqui…

Ir.Irene Lopes

O CENTRO SOCIAL SÃO JOSÉ, hoje COLÉGIO MARIA TEREZA, foi Fundado em 23 de setembro de 1940, iniciou suas atividades com a Educação Fundamental, pela Irmã Irene Lopes, Filha da Caridade de São Vicente de Paulo, que naquele momento, longe estava de prever o que seria a sua iniciativa hoje. Teve como primeiro nome Patronato Nossa Senhora da Boa Viagem, sendo dentro de pouco tempo substituído pelo de Patronato São Vicente de Paulo.