História

Colégio Maria Tereza – 80 anos


Nossa História

...

Ir.Irene Lopes

O CENTRO SOCIAL SÃO JOSÉ, hoje COLÉGIO MARIA TEREZA, foi Fundado em 23 de setembro de 1940, iniciou suas atividades com a Educação Fundamental, pela Irmã Irene Lopes, Filha da Caridade de São Vicente de Paulo, que naquele momento, longe estava de prever o que seria a sua iniciativa hoje. Teve como primeiro nome Patronato Nossa Senhora da Boa Viagem, sendo dentro de pouco tempo substituído pelo de Patronato São Vicente de Paulo.

...

São Vicente de Paulo

...

Casa de Palha – 1940

Tudo começou assim… A semente foi lançada e regada pelas graças de Deus. Á sombra de um cajueiro, as Filhas da Caridade começavam um trabalho de catequese com as crianças pobres do bairro e, como a obra é de Deus, não faltou a graça divina, para que a semente lançada produzisse frutos abundantes. Com o tempo, conseguiram levantar um casebre de palha, onde as crianças, além da catequese, aprendiam trabalhos manuais e eram alfabetizadas. Um casebre de palha, muito precário, muita pobreza – uma favela. Sem nenhuma pretensão de grandes obras uma Filha da Caridade buscou evangelizar o POBRE MAIS CARENTE, o mais necessitado… descobriu a miséria material e espiritual do seu tempo… no Pobre da Estrada da Boa Viagem


...

Missõess

O grão de mostarda… Fundação 23 de setembro de 1940. Alvas cometas, sob um mocambo, abrigam suas asas os queridos Pobres, para levá-los a Deus! …

...

Celebração Eucarística

Como outrora sobre as palhas de Belém… Jesus repousa sob as palhas de Boa Viagem…

...

Educação Infantil

Oito anos funcionam, na palhoça amiga: aulas de catecismo, bordados, costuras para moças pobres. O mocambo era insuficiente para o número de alunas. Ficavam à sombra das árvores… Muitas vezes, sob a chuva repentina, corria a criançada, corria a abrigar-se. Os sofrimentos e dificuldades são o alicerce mais firme das grandes Obras. Desapareceu a casa de palha… A nova casa enche-se de crianças. É o Centro Social São José.


...

Fachada da segunda casa

A obra era de Deus…, manteve-se firme e cresceu agora com o nome CENTRO SOCIAL SÃO JOSÉ.

...

Sala de aula – Admissão

O Curso Primário é então organizado com 33 crianças. O Ensino Fundamental (primário na época) começou a funcionar. Nesse período o Centro Social São José mantinha os cursos de Educação Fundamental (1º ao 5º ano) e Admissão.

CMT

Todos os direitos reservados
Colégio Maria Tereza
Fone: 81-2332-4525