História

1940_a1
Ir.Irene Lopes

O CENTRO SOCIAL SÃO JOSÉ, hoje COLÉGIO MARIA TEREZA, foi Fundado em 23 de setembro de 1940, iniciou suas atividades com a Educação Fundamental, pela Irmã Irene Lopes, Filha da Caridade de São Vicente de Paulo, que naquele momento, longe estava de prever o que seria a sua iniciativa hoje. Teve como primeiro nome Patronato Nossa Senhora da Boa Viagem, sendo dentro de pouco tempo substituído pelo de Patronato São Vicente de Paulo.

1940_a2
São Vicente de Paulo

 

1940_a3
Casa de Palha – 1940

 

Tudo começou assim… A semente foi lançada e regada pelas graças de Deus. Á sombra de um cajueiro, as Filhas da Caridade começavam um trabalho de catequese com as crianças pobres do bairro e, como a obra é de Deus, não faltou a graça divina, para que a semente lançada produzisse frutos abundantes. Com o tempo, conseguiram levantar um casebre de palha, onde as crianças, além da catequese, aprendiam trabalhos manuais e eram alfabetizadas. “Um casebre de palha, muito precário, muita pobreza – uma favela. Sem nenhuma pretensão de grandes obras uma Filha da Caridade buscou evangelizar o POBRE MAIS CARENTE, o mais necessitado… descobriu a miséria material e espiritual do seu tempo… no Pobre da Estrada da Boa Viagem

 

1940_1
Missões

 

O grão de mostarda… Fundação – 23 de setembro de 1940. Alvas cometas, sob um mocambo, abrigam suas asas os queridos Pobres, para levá-los a Deus! …”

1940_2
Procissão

 

Primerios alunos… Em procissão cantam os louvores da Mãe do Céu, pela estrada da Boa Viagem atual Rua Barão de Souza Leão.

1940_3
Celebração Eucarística

Como outrora sobre as palhas de Belém… Jesus repousa sob as palhas de Boa Viagem…

1940_4
Educação Infantil

Oito anos funcionam, na palhoça amiga: aulas de catecismo, bordados, costuras para moças pobres. O mocambo era insuficiente para o número de alunas. Ficavam à sombra das árvores… Muitas vezes, sob a chuva repentina, corria a criançada, corria a abrigar-se. Os sofrimentos e dificuldades são o alicerce mais firme das grandes Obras. Desapareceu a casa de palha… A nova casa enche-se de crianças. É o Centro Social São José.

1940_5
Fachada da segunda casa

 

A obra era de Deus…, manteve-se firme e cresceu agora com o nome CENTRO SOCIAL SÃO JOSÉ.

1940_6
Sala de aula – Admissão

 

O Curso Primário é então organizado com 33 crianças. O Ensino Fundamental (primário na época) começou a funcionar. Nesse período o Centro Social São José mantinha os cursos de Educação Fundamental (1º ao 5º ano) e Admissão.

Todos os direitos reservados
Colégio Maria Tereza
Fone: 81-2332-4525