PROPOSTA FILOSÓFICA

O Colégio Maria Tereza recorre aos conhecimentos historicamente acumulados pela humanidade para desenvolver seus princípios filosóficos e pedagógicos, ser um espaço democrático, onde o ensino-aprendizagem, a pesquisa, o respeito mútuo, são tratados com seriedade, para que o educando encontre clima favorável ao desenvolvimento de suas potencialidades, podendo crescer, criar, aprender, buscar, sorrir, amar e ser amado.

PROPOSTA PEDAGÓGICA

O Colégio Maria Tereza procura formar seu educando com abordagem sociointeracionista, assegurando-lhe condições para que seja capaz de construir sua identidade autônoma como cidadão e desenvolver uma visão de mundo atualizado, fazer análise crítica de sua realidade, nela inserindo-se, interpretando-a e contribuindo para sua transformação. Tem-se como ponto de partida estimular o/a educando/a para que realize suas descobertas pessoais e científicas, organize o seu pensamento, estabelecendo relações entre os conhecimentos que já possui e os novos, com a implementação de ações concretas e de conteúdos conceituais em cada área do conhecimento.

EDUCAÇÃO INCLUSIVA

O Colégio Maria Tereza busca identificar dificuldades e potencialidades dos seus alunos, e nessa proposta identificamos que ensinar é possível na sua forma mais abrangente e ampla, propondo e lapidando mudanças cognitivas na qual temos assumido um papel impar na aquisição acadêmica por parte dos nossos alunos. Assumimos de uma forma solidária os valores e conceitos que acercam a inclusão escolar, conforme a lei 13.146 de 06/07/15, vislumbrando um adaptar-se sem formatos rígidos e buscando dia a dia uma quebra de paradigmas. No qual o agregador, inaugura um novo cenário da proposta transformadora do ENSINAR.

É nessa ótica larga que surge nossa proposta de ensino↔aprendizagem:

• Linha de ensino baseada no sociointeracionismo no qual busca uma empatia entre corpo docente e alunos em qualquer nível e grau de diversidade (o ser de uma forma global).
  • Sala de recurso multifuncional;
  • Apoio de profissionais habilitados (professores, AEE, coordenadores, psicólogo e fonoaudiólogo);
  • Sala de apoio e/ou reunião junto aos pais.
  • Material de apoio direcionado;
  • Atividades lúdicas direcionadas.

Toda disciplina que é oferecida abrange uma parte prática de forma interligada. Os conteúdos ministrados devem ser significativos e ter aplicação do cotidiano do estudante.

A Educação Religiosa no Maria Tereza é fundamental na antropologia cristã e tem por objetivo fazer perceber o quanto é importante e necessário para a vida do educando o aspecto religioso.