Ensino

PROPOSTA FILÓSOFICA

O Colégio Maria Tereza recorre aos conhecimentos historicamente acumulados pela humanidade para desenvolver seus princípios filosóficos e pedagógicos, ser um espaço democrático, onde o ensino-aprendizagem, a pesquisa, o respeito mútuo, são tratados com seriedade, para que o educando encontre clima favorável ao desenvolvimento de suas potencialidades, podendo crescer, criar, aprender, buscar, sorrir, amar e ser amado.

 

PROPOSTA PEDAGÓGICA

O Maria Tereza, como Colégio Católico Vicentino, pauta seu fazer pedagógico por uma visão de mundo segundo o evangelho de Jesus Cristo e os princípios ensinados por São Vicente de Paulo. Procura formar seu educando nos parâmetros de uma educação Evangélica Libertadora, com abordagem Sociointeracionista, assegurando-lhe condições para que seja capaz de construir sua identidade autônoma como cidadão e desenvolver uma visão de mundo atualizado, fazer análise crítica de sua realidade, nela inserindo-se, interpretando-a e contribuindo para sua transformação.

Toda disciplina que é oferecida abrange uma parte prática de forma interligada. Os conteúdos ministrados devem ser significativos e ter aplicação do cotidiano do estudante.

A Educação Religiosa no Maria Tereza é fundamental na antropologia cristã e tem por objetivo fazer perceber o quanto é importante e necessário para a vida do educando o aspecto religioso.